Foi-se o tempo do modelo de gestão industrial tradicional baseado em planejamento, execução, comando e controle. Hoje o ramo empresarial respira novos ares, inspirado por uma forma de governança dotada de qualidade em desenvolvimento, capacitação de pessoas e na construção de valores pessoais inovadores.
A pedra angular dessa revolução é conhecida como a gestão dos ativos intangíveis (cultura, liderança, confiança, reputação, marcas e redes) elementos organizacionais que ultimamente têm sido foco de muitos debates. As principais reflexões se direcionam em sua relevância para a criação de identidade e valor econômico das corporações. Para alimentar ainda mais os debates, "Gestão Integrada de Ativos Intangíveis" reúne contribuições de alguns dos maiores especialistas no assunto: Ana Luiza de Castro Almeida (Reputação), Antonio Batista da Silva Júnior (Redes Organizacionais), Carmem Migueles (Cultura), Léo Bruno (Liderança), Marco Tulio Zanini (Confiança), Ricardo Guimarães & Romulo Pinheiro (Branding) e Sérgio Leal Caldas (Avaliação de Ativos).
Cada um deles possui uma experiência única com os temas, que exploram um vasto histórico de trabalhos aplicados em grandes empresas no Brasil e do exterior, somado ao esforço de refletir teoricamente e desbravar as fronteiras de sua aplicação. Com isso, esta obra oferece ao leitor o estado da arte na reflexão e prática sobre a gestão integrada e atos intangíveis.
Gestão Integrada de Ativos Intangíveis
Editora Saraiva, 2017
Organizadores
Marco Túlio Zanini
Carmen Migueles
Autores
Ana Luiza de Almeida
Ana Paula Borges
Carmen Migueles
Marco Tulio Zanini
Sérgio Leal Caldas