Isabel Siqueira Travancas – ECO-UFRJ/RJ
Este trabalho tem como objetivo discutir as especificidades da experiência etnográfica no campo da comunicação. Quais são as questões metodológicas que este universo coloca para o pesquisador? Em que medida a prática etnográfica dentro dos veículos da mídia e os estudos de recepção apresenta particularidades em relação a outros trabalhos de campo? O ponto de partida para essa reflexão serão duas pesquisas realizadas em redações de jornais e telejornais brasileiros nas décadas de 1990 e 2000 e outra desenvolvida com receptores de televisão no início do século XXI. O foco da discussão aqui é a entrada no campo, a relação do pesquisador com seus “nativos” assim como os impasses surgidos ao longo do trabalho. Problematizar a noção de etnografia partindo de Malinowski até Geertz será uma das metas deste artigo
Palavras-chave: etnografia, comunicação, jornalismo
1] “Trabalho apresentado na 27 ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 01 e 04 de agosto de 2010, Belém, Pará, Brasil”
Baixe aqui o artigo completo